sexta-feira, 25 de julho de 2008

Projeto premiado começou em 1991

Os trabalhos realizados pela Pró-Crep (Criar, Reciclar, Educar e Preservar) tiveram sua origem na Escola Reunida Professora Olga Cerino, no bairro da Guarda do Embaú, Palhoça - SC, em 1991. Naquela ocasião, a escola encontrava-se com as instalações em estado bastante precário.
Através da iniciativa da professora Hélia Alice dos Santos junto à comunidade escolar e local, quando ainda não existia nenhum tipo de coleta de resíduos no referido bairro, teve início a coleta seletiva de lixo, objetivando buscar fonte de renda para melhorar a estrutura física e pedagógica da escola. Como resultado, adquiriram-se novas instalações, um terreno para a construção da quadra esportiva, entre outros materiais de grande importância para o desenvolvimento da instituição.

Em 1997, a professora recebeu Prêmio de Incentivo à Educação Fundamental, concedido pelo Governo Federal. Por meio deste, o poder público municipal solicita ampliação do projeto e busca recursos para a construção e equipamentos do galpão (Centro de Triagem de Resíduos Sólidos), localizado na Rua João Fedoca s/nº, bairro da Pinheira, Palhoça - SC, o qual teve sua inauguração em 16 de dezembro de 1999. Para o desenvolvimento do trabalho foi instituída a Associação Pró-Crep naquele mesmo ano. Atualmente, seis famílias dedicam-se ao trabalho de coleta, triagem e fardamento dos recicláveis e, a partir da sua venda, tiram o seu sustento.

Objetivando reaproveitar cerâmicas e criar outras fontes de renda para pessoas interessadas, além de embelezar o ambiente, buscar atrativo turístico e resgatar a cultura local, desenvolvemos oficinas de mosaico. Já contamos com pessoas especializadas em mosaico, prontas para o mercado de trabalho. A Pró-Crep é formada por um grupo de pessoas que dedicam seu tempo em benefício do meio ambiente e, conseqüentemente, em favor a vida. Somos um grupo aberto para receber novos integrantes e novas idéias.